Social media para concessionárias: 9 passos para alcançar o sucesso
Entenda como criar e manter uma estratégia de social media para concessionárias que trará autoridade para a sua marca e sucesso nas vendas.
O tempo que as pessoas passam nas redes sociais vem aumentando cada vez mais ao longo do tempo. Essa tendência não passou despercebida pelos profissionais de marketing, que concordam que estar presente nesses meios é importantíssimo para as marcas.
Pois é, as redes sociais — também chamadas de “social media”, que é a tradução do termo em inglês — vieram para ficar. Se você trabalha vendendo carros ou é dono de uma loja do tipo, precisa entender como começar a desenvolver uma estratégia de social media para concessionárias. Continue lendo e descubra!
1. Defina o seu público-alvo
Antes de tudo, faça pesquisas para entender quem são as pessoas que compram carros com você. Qual é o perfil delas? O que gostam de fazer no tempo livre? Quais são os seus interesses? Qual conteúdo gostam de consumir?
Com essas respostas, você poderá criar conteúdos muito mais assertivos e direcionados, o que vai ajudar a criar uma base de seguidores realmente interessados no que você tem a oferecer.
2. Escolha bem as redes sociais em que vai atuar
O número de redes sociais que existem hoje em dia é enorme. Já imaginou ter que manter um perfil em cada uma delas?
Ao pesquisar o seu público-alvo, aproveite para entender quais são as redes sociais mais usadas por seus clientes. Desse modo, você poderá definir em qual — ou quais — redes faz sentido a sua marca estar.
Se perceber que a maioria dos seus clientes não usa Twitter, por exemplo, mas usa o Instagram, você já saberá em qual das duas redes dedicar o seu tempo.
3. Produza conteúdo de acordo com cada rede social
As redes sociais exigem os mais variados formatos, dimensões, durações etc. Além de serem, muitas vezes, requisitos necessários para realizar as publicações, esses detalhes também podem ser levados em conta pelos algoritmos para fazer com que o seu conteúdo seja mais acessado. E é por isso que os conteúdos devem ser adaptados para cada rede.
Por exemplo, no Twitter, ainda que o número de caracteres de cada tweet seja pequeno, os textos ainda são muito relevantes. No TikTok, por sua vez, quem tem mais espaço são os vídeos. O Instagram, antes focado em fotografias, aderiu à tendência e também tem garantido maior alcance aos vídeos. E assim por diante.
4. Crie conteúdos de qualidade
Pense sempre na qualidade do som, da imagem e dos textos ao produzir conteúdos para as redes sociais. Erros de ortografia, vídeos com som ruim e imagens desfocadas são apenas algumas das falhas que diminuem a sua autoridade e desviam a atenção de possíveis clientes, prejudicando a transmissão da sua mensagem e, consequentemente, as vendas.
Para saber mais, confira as sete dicas imperdíveis para tirar as melhores fotos de carros que separamos para você.
5. Atenção aos temas abordados
Por mais que seja tentador falar apenas de ofertas o tempo todo, acredite: isso não é eficaz. Afinal as pessoas não querem um feed que tenha somente propagandas, elas querem entretenimento e informação.
Para manter os seguidores que já demonstraram interesse no seu perfil e trazer cada vez mais pessoas para essa comunidade, é preciso compartilhar conteúdos que tirem as dúvidas das pessoas e que sejam instigantes.
Com o tempo, isso ajuda a posicionar a sua marca como autoridade no assunto e a criar confiança no seu produto.
6. Use CTAs ao seu favor
Primeiramente, você sabe o que é um CTA? CTA é a abreviação de “call to action”, que significa “chamada para a ação”.
Mas o que isso significa na prática? Os CTAs são usados em posts para estimular as pessoas a tomarem ações que se alinhem aos objetivos daquela publicação. Alguns exemplos de CTA são: “acesse o nosso site”, “clique no link”, “compre agora”.
7. Interaja de forma humanizada
As pessoas que comentam nas suas publicações ou que mandam mensagens para a sua empresa pelas redes sociais devem receber atenção de forma humanizada.
Não demore muito para responder e, quando o fizer, aja com educação, objetividade e proximidade. Isso pode ajudar bastante a fechar vendas!
8. Trace metas e acompanhe resultados
Observe quais são as métricas de cada uma das redes sociais, entenda quais delas são relevantes para o seu negócio e acompanhe o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Você pode observar, por exemplo, a quantidade de comentários e curtidas, o alcance, o tráfego que as redes sociais levaram para o seu site, entre outras.
O importante é estabelecer metas, perceber o que mexe os ponteiros e fazer alterações nos seus posts para melhorar cada vez mais.
9. Invista em profissionais bem treinados
Como todos usamos uma ou várias redes sociais no dia a dia, podemos acabar achando que entendemos muito do assunto. Mas há muita estratégia por trás de cada post que vemos por aí! No caso de social media para concessionárias, isso não é diferente.
Para manter uma boa estratégia rodando, o ideal seria construir uma equipe de marketing ou contratar pelo menos um profissional com foco no assunto. Como isso nem sempre é possível por causa do orçamento, invista no treinamento de quem for responsável pelas redes, seja você ou outro funcionário.
Leia sobre o tema, pesquise cursos gratuitos e pagos e construa a confiança necessária para garantir um bom trabalho e, consequentemente, bons resultados.
Conheça o Portal do Lojista
E aí, gostou de saber um pouco sobre como começar a investir em social media para concessionárias? Esse assunto pode ser ainda mais aprofundado, abordando, por exemplo, o patrocínio de posts ou as particularidades de cada uma das redes sociais. Conta aqui nos comentários se você quer que a gente fale disso em um próximo texto!
Que tal incrementar os modelos disponíveis na sua loja ou concessionária? Se você procura uma grande variedade de carros com alto padrão de qualidade, pode contar com a gente. Acesse já o Portal do Lojista!